Divulgamos aqui as deliberações relacionadas a Saúde do XXXV ENEF - Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia, realizado entre 22 e 28 de julho deste ano (2012).
[...]
SAÚDE
30. Que a ENEFAR incentive que os estudantes participem dos Fóruns de Saúde e da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde.
31. Que a ENEFAR entre em contato com outras executivas e movimentos sociais para construir uma luta coletiva contra a privatização da saúde.
32. Que a ENEFAR seja contra os programas "Farmácia Popular" e "Aqui tem Farmácia Popular".
33. Que a ENEFAR realize espaços para se debater e construir o seu projeto de educação farmacêutica, como por exemplo em CoNEEF, seminários locais, seminários nacionais, entre outros.
34. Que a ENEFAR faça campanhas de conscientização e incentive a população para utilização das redes de atenção primária, com a finalidade de promoção e prevenção da saúde.
35. Que a ENEFAR embase seu posicionamento contrário a planos de saúde a partir de dados e materiais sobre estes.
36. Que a ENEFAR seja contrária as Organizações Sociais (OSs), Organizações Sociais Civis de Interesse Público (OSCIP), as Fundações Estatais de Direito Privado (FEDP), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) ou qualquer outro modelo de gestão privatizante no Sistema Único de Saúde.
37. Que a ENEFAR defenda um SUS 100% público e estatal.
38. Que a ENEFAR defenda a gestão do SUS como descrito na Lei Orgânica, reforçando a importância da existência do controle social e do respeito às suas decisões.
39. Que a ENEFAR defenda que o farmacêutico seja reconhecido como profissional relevante na defesa do SUS, entendendo este como profissional essencial na consolidação do Sistema, da multiprofissionalidade e da integralidade.
40. Que a ENEFAR defenda um aumento no financiamento e otimização da gestão do SUS em todos os níveis de complexidade, com foco na atenção primária.
*Enviado pelo companheiro Leonardo Vidal Mattos
**Os grifos são nossos
Nenhum comentário:
Postar um comentário