Compartilhamos aqui os principais resultados do Seminário sobre a EBSERH realizado no dia 30 de outubro de 2012 em São Luís.
Boa participação: auditório lotado, sobretudo com colegas do MSaúde, cedidos para o SUS no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão - HU-UFMA, que compareceram em busca de respostas sobre seus destinos se a EBSERH fosse implantada.
Para variar, nem o reitor e nem o diretor do HU-UFMA compareceram... O representante do Núcleo de Recursos Humanos do Hospital afirmou não possuir grandes informações acerca da posição da diretoria do HU frente a EBSERH.
Após múltiplos questionamentos, muito bem respondidos pelos companheiros Francisco Batista Junior e Paulo da FASUBRA, foram retirados os seguintes encaminhamentos:
- Realização de uma reunião no dia 1º/11/2012 as 17h00, com presença do Fórum de Saúde do Maranhão, SINTSPREV (Sindicato dos Previdenciários), SINTEMA (Sindicato dos Servidores da UFMA) e APRUMA (Sindicato dos docentes da UFMA) para a construção de estratégias junto aos Conselheiros do CONSUN. Desta reunião deverá sair uma comissão para itinerância a todos os Conselheiros, a fim de esclarecê-los sobre a nocividade da EBSERH para a UFMA e o HU;
- Construção de formas de envolvimento de outros Conselhos na luta, a exemplo do COREM, CRM e CRESS (principalmente que este último possa participar de forma mais ativa);
- Elaboração de um documento a ser enviado para a Reitoria da UFMA e direção do HU, com a posição dos participantes do Seminário, que é contrária a implantação da EBSERH;
Aproveitou-se a ocasião e foram distribuídas cópias da Monção de Repúdio a EBSERH do Conselho Nacional de Saúde, o Manifesto contra a EBSERH da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde e o abaixo-assinado criado pela mesma organização.
*Informe elaborado com informações da companheira Marly de Jesus Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário