05/04/2013
Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 13/04/2013
Ato público “Contra a privatização da Saúde e em Defesa do SUS”
Por Wanessa Canutto
O ato “Contra a privatização da Saúde e em Defesa do SUS” aconteceu na manhã desta sexta-feira (05/04/2013). Os manifestantes concentraram-se na Praça do Ferreira, seguindo em caminhada pelas ruas do centro da cidade.
O ato também foi atribuído em comemoração ao Dia Mundial da Saúde – 07 de abril, no qual, segundo as entidades e movimentos populares, NÃO há o que comemorar. A precarização do Sistema Único de Saúde (SUS) tem levado muitos brasileiros a se sacrificarem para pagar um plano de saúde, mas a maioria são planos básicos que não atendem todas as necessidades.
O SUS é responsável pela promoção da saúde, prevenção de doenças, assistência, cura e reabilitação dos pacientes. Portanto, Saúde Não se Vende!
Na ocasião, integrantes da Frente Cearense em Defesa do SUS e contra a Privatização da Saúde recolheram assinaturas em prol de um Projeto de Lei de iniciativa popular que reivindica 10% da receita bruta da União para a saúde pública do Brasil.
Segundo a Secretária de Saúde do Trabalhador da CUT-CE e diretora da Fenadados, Telma Dantas, a mobilização está em defesa da sociedade, para que todos tenham acesso à saúde de qualidade. “A saúde é direito de todos garantido na Constituição Federal. Em resposta à mobilização histórica dos movimentos sociais e de toda a sociedade civil, assim, foi criado o Sistema Único de Saúde em 1988”, ressalta Telma.
Veja mais:
Saúde Não se Vende! Saúde se Atende!
Antecedendo a comemoração ao Dia Mundial da Saúde – 07 de abril, a CMP-CE, CUT-CE e Frente Cearense em Defesa do SUS promoveu na manhã desta sexta-feira (05/04) um ato público na Praça do Ferreira.
O ato teve como reflexão a mercantilização dos serviços de Saúde no Brasil. Com faixas, cartazes e bandeiras, as entidades, movimentos populares e população em geral saíram pelas ruas do centro de Fortaleza, para chamar a atenção em defesa do SUS gratuito e disponível para toda população.
Para a CMP o SUS deve oferecer condições dignas à proteção e recuperação da saúde da população. “O SUS deve ser público para atender todos os brasileiros, porém, muitos governos vêm tomando medidas erradas e acaba prejudicando o Sistema Único de Saúde e consequentemente a sociedade", reflete a coordenação da Central de Movimentos Populares do Ceará (CMP-CE).
Vamos Cuidar do SUS!
Saúde Não se Vende! Saúde se Atende!
**Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 13/04/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário