segunda-feira, 30 de março de 2015

Vídeos e apresentações de slides do V Seminário da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde



Logo após a realização do V Seminário da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, abrimos um Canal no Youtube, onde disponibilizamos as gravações em vídeo de todas as mesas redondas do evento.

Para acessar o Canal, basta clicar no link:


São 5 vídeos no total, com a íntegra das apresentações e debates de cada mesa.

Também disponibilizamos aqui as apresentações de slides dos palestrantes, para quem se interessar em visualizar melhor e aprofundar o conhecimento a partir destes materiais. 

Clique em cima de cada título para acessar:







FRENTE NACIONAL CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE - 30/03/2015

quinta-feira, 26 de março de 2015

Começa amanhã, 27/03! Conheça as últimas informações para o Seminário da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde



COMEÇA AMANHÃ! 
Últimas informações para o Seminário da Frente Nacional


Neste final de semana (27 a 29 de março de 2015), acontecerá o V Seminário da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde!  

Será realizado no Rio de Janeiro, nos dias 27 de março (pré-seminário, na Escola Politécnica/Fiocruz) e 28 e 29 de março (seminário propriamente dito, na UERJ).

Se as condições técnicas permitirem, haverá transmissão pela Internet, para a qual pedimos que os interessados se cadastrem no formulário (clique aqui).

As inscrições já se encerraram no dia 16 de março, com número de vagas limitado por questões de lotação dos auditórios, então não será possível garantir a participação de quem não se inscreveu (e pagou a inscrição) no prazo. Recomenda-se trazer o comprovante de inscrição emitido pelo site, para facilitar o credenciamento.

Atenção: já se esgotaram todas as vagas para alojamento, tanto interno (espaço para colchão) quanto externo (para barraca). Só será possível alojar quem fez essa escolha no momento da inscrição. Além disso, a taxa de R$ 15,00 não inclui alimentação, que é por conta de cada participante.

Clique nos links:




Dúvidas? Problemas com a inscrição? Mande um e-mail para:



quarta-feira, 25 de março de 2015

Confira o Documento Base para o V Seminário da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde



Conforme vimos divulgando nos últimos tempos, nesta semana realizaremos o nosso V Seminário Nacional.

Como todo seminário que se preze, se fez importante a produção de um texto base, que tentou ao máximo sintonizar as opiniões mais gerais e de consenso da organização/entidade e propondo fornecer um ponto de partida para os debates. Assim também, como proporcionar aos que estão interessados em somar na organização, mas são participantes novos, uma síntese do que nós como movimento social estamos pensando e propondo como visão de mundo e de lutas para o período.

Para quem interessar possa, mesmo que não vá participar do evento, divulgamos o Documento Base do V Seminário da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde.


FRENTE NACIONAL CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE
24 de Março de 2015
email: contraprivatizacao@gmail.com

segunda-feira, 23 de março de 2015

Veja como foi: Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública realiza ato público em Vila Velha



Na última sexta-feira, 20 de março de 2015, ocorreu o II Ato em Defesa da Saúde Pública de Vila Velha, organizado pelo Fórum Capixaba em Defesa da Saúde PúblicaO Ato aconteceu em frente à Prefeitura e reuniu representantes de entidades, trabalhadores e usuários do SUS.  

As principais reivindicações foram a não privatização do Pronto Atendimento da Glória, a ampliação da cobertura da Estratégia em Saúde da Família, a criação do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) e a valorização dos servidores da Saúde.

Da Prefeitura de Vila Velha os manifestantes saíram em marcha até a Praça do Coqueiral de Itaparica pela principal avenida do bairro, dialogando com a população por meio das músicas do Bloco Que Loucura e de panfletagem das principais bandeiras do Fórum.



O próximo passo é a realização da Audiência Pública "A Saúde de Vila Velha pede Socorro!", programada para dia 23 de abril às 18h30 na Câmara de Vereadores.

Clique nos links abaixo e conheça a repercussão do ato na imprensa, com diversas outras informações sobre esta luta:

CRESS 17

CRP 16

ES Hoje

G1

Século Diário

Sigamos na luta!
O SUS é nosso, ninguém tira da gente!
Direito garantido não se compra e não se vende!

FÓRUM CAPIXABA EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA
e-mail: forumcapixaba.saudepublica@gmail.com

sexta-feira, 20 de março de 2015

Privatização da saúde pauta Seminário no Rio de Janeiro


A ENSP/FIOCRUZ publicou matéria sobre o nosso V Seminário Nacional, que será realizado na semana que vem, dias 27, 28 e 29 de Março de 2015.

Segue a matéria:

Publicada em

Vivemos tempos de turbulência. Ainda que seja cedo para um diagnóstico mais preciso, é possível dizer que o Brasil passa, hoje, por uma das maiores crises políticas desde a sua redemocratização. As mais variadas vozes tomam as ruas e redes sociais. A Saúde, como de costume, é bandeira tanto dos que defendem como dos que atacam o atual governo. 
Para as entidades e grupos que lutam pelo amplo direito à uma saúde pública de qualidade para a população brasileira, na ordem do dia estão as discussões sobre o aumento de dispositivos legais para atuação do setor privado no Sistema Único de Saúde. Um exemplo mais patente foi a aprovação, em dezembro, no Congresso Nacional, da Medida Provisória n.º 656, que altera a Lei Orgânica da Saúde, a LOS nº 8.080, de 1990, e autoriza a abertura ao capital estrangeiro na oferta de serviços de saúde. 
É diante desse cenário que a Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde realiza, nos dias 27, 28 e 29 de março, seu V Seminário. O evento, que no primeiro dia será na Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e nos dois últimos, na UERJ, conta com a coordenação de pesquisadores da ENSP, professores de universidades brasileiras e estrangeiras e integrantes de movimentos sociais.
 
A mesa de abertura, na sexta-feira, dia 27, discutirá a crise atual do capitalismo na contemporaneidade e suas determinações sobre a saúde dos trabalhadores. Sob a coordenação do pesquisador da ENSP Ary Miranda, estarão presentes pesquisadores da Universidade Andina Simón Bolivar, do Equador, do Instituto de Filosofia de Cuba, do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, entre outros. A segunda mesa da tarde, que é coordenada pelo também pesquisador da ENSP Eduardo Stotz, discutirá as estratégias dos movimentos sociais para fazer frente ao processo de mercantilização da saúde.
 
No sábado, a mesa “Crise do Capital e Contrarreforma na Saúde” debaterá as políticas de saúde em meio à crise do capital e as estratégias adotadas pelas classes dominantes para manter em curso a contrarreforma na saúde. No mesmo dia, o papel dos movimentos sociais no combate a esse processo voltará à mesa de discussões. 
No domingo, Jaime Breilh, da Universidade Andina Simón Bolivar, do Equador, vai falar sobre a determinação social do processo saúde e doença e as resistências à mercantilização da vida. A partir das dez da manhã, os grupos de trabalho debaterão temas como controle social, a 15ª Conferência Nacional de Saúde, ambiente e luta no campo, saúde mental, gênero e sexualidade. 
Mais informações estão disponíveis na página do evento, no Facebook.
*Retirado do ENSP

quarta-feira, 18 de março de 2015

Veja como foi: Fórum em Defesa do SUS do Rio Grande do Sul debate propostas para Conferências de Saúde


A Plenária Municipal convocada pelo Fórum em Defesa do SUS/RS, aconteceu nesta segunda-feira, dia 16 de março, na sede do SIMPA. A reunião teve como objetivo iniciar a construção de uma proposta articulada em defesa de um serviço de Saúde público e estatal de qualidade para ser apresentada nas Pré-Conferências e nas Conferências Municipal, Estadual e Nacional de Saúde. 

Estavam presentes no encontro representantes do CRESS/RS, Sipergs, Sindifars/CTBRS, Sindsepe/RS, DCE UFCSPA e DENEM, CRO/RS, ASSMS, SIMPA, SERGS, Sindcaers, Construção Popular da Saúde e militantes da saúde. 


Após os informes e convites para encontros nacionais, a coordenação do Fórum apresentou as principais proposições, que foram lidas e debatidas pelos presentes. 

Entre os principais pontos foram discutidos a garantia do acesso à saúde de qualidade, a participação social, a valorização do trabalho e da educação em saúde, o financiamento do SUS e sua relação público-privado, gestão do trabalho e modelos de atenção à saúde e reformas democráticas e populares do estado. 

Para dar continuidade ao debate das propostas apresentadas pelo Fórum, a próxima reunião foi agendada para o dia 23 de Março de 2015, segunda-feira, às 18h00, no mesmo local (Sede do SIMPA - Rua João Alfredo, 61, Cidade Baixa, Porto Alegre/RS - clique aqui e veja mapa).

Contato do Fórum: forumsus.rs@gmail.com

Clique aqui e acesse a página do Fórum no Facebook

Telefone: 51-3228-2325 (SIMPA)

*Relato enviado diretamente pela Coordenação do Fórum