segunda-feira, 10 de julho de 2017

Seminário dos Hospitais Universitários da FASUBRA Sindical

07 Julho 2017
Por Assessoria de Comunicação da FASUBRA Sindical 
  

Diante da crise nos hospitais universitários, a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil, a FASUBRA Sindical, realizou em 07 de Julho de 2017 o Seminário Nacional dos Hospitais Universitários. O evento foi sediado no Auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo do encontro era de realizar o debate sobre o papel dos Hospitais Universitários - HUs, nos marcos da construção de unidade entre os trabalhadores das instituições. Mais de 130 trabalhadores técnico-administrativos em educação participaram do evento, entre representantes de outras categorias.

A mesa de abertura contou com a participação dos coordenadores gerais Gibran Jordão, Leia Oliveira, e representando Rogério Marzola, o coordenador de Educação Mário Guimarães Júnior.

Leia apresentou  elementos para subsidiar o debate, como a reflexão do papel do Hospital Universitário vinculado ao ensino, pesquisa e extensão, a assistência via SUS e a situação antes e pós-Ebserh. Para a coordenadora, além do debate sobre os problemas, a categoria precisa continuar lutando para que a gestão dos Hospitais Universitários seja feita pelas universidades.

Mário Júnior pontuou os desafios dos trabalhadores diante da política do governo de redução do financiamento público nas universidades, ampliação da privatização e possível alteração jurídica da Ebserh para transformar em Organização Social - OS. “O nosso projeto de Hospital Universitário tem que ser um guia”, afirmou o coordenador sobre o papel dos hospitais.

Para Gibran Jordão, a crise dos hospitais universitários é parte da crise atual no país. “Estamos vivendo uma crise econômica brutal em que os senhores do capital, os grandes empresários e banqueiros em aliança com os governos de plantão, desencadearam uma grande ofensiva para saquear direitos sociais e democráticos. Se perdermos essa batalha, estaremos diante de uma derrota histórica”.

Após o pronunciamento dos coordenadores, a diretora Zila Camarões e Neide Dantas (representando Cristina Del Papa) coordenaram a mesa de debates com o tema “A crise dos Hospitais Universitários”. À tarde, o evento teve continuidade com grupos de discussão, seguidos de plenária final. 

FNCPS no Seminário

A Frente Nacional contra a Privatização da Saúde participou do Seminário com diversos integrantes presentes.


*A partir de informações do FASUBRA

terça-feira, 4 de julho de 2017

26 Jul. 2017: Venha participar da próxima reunião do Fórum RS!


O Fórum em Defesa do SUS do Rio Grande do Sul convida representantes de entidades, trabalhadoras e trabalhadores da Saúde e usuárias e usuários do SUS para a nossa próxima reunião. Para participar, basta você ter o interesse em construir as lutas em defesa do Sistema de Saúde. Não é obrigatório ser integrante de alguma entidade, organização ou movimento social.

Vamos nos articular e nos fortalecer para lutarmos contra o desmonte e retirada de nossos direitos! 


O que? Reunião do Fórum em Defesa do SUS do Rio Grande do Sul
Quando? 26 de Julho de 2017, a partir de 18h30
Onde? Sede do SINDISPREVTravessa Leonardo Truda, número 40, 12° andar, bairro Centro, Porto Alegre/RS


Informações: (51) 3284-1800

Seguimos na luta por um SUS universal, estatal e de qualidade e contra o desmonte de direitos e mercantilização da Saúde.

Saúde não é mercadoria!
Por um SUS estatal, universal e de qualidade!
O SUS é nosso, ninguém tira da gente!



FRENTE EM DEFESA DO SUS DO RIO GRANDE DO SUL